SÉRIES ESQUECIDAS: BEN CASEY E DR. KILDARE

Ben Casey

Anos de Produção: 1961-1966

Estúdio/Emissora: Bing Crosby Productions/ABC Network

Elenco: Vincent Edwards,  Sam Jaffe, Betty Ackerman e Harry Landers

Exibida no Brasil:  Sim

Lançada em Mídia no Brasil: Não

Dr. Kildare

Anos de produção: 1961-1966

Estúdio/Emissora: MGM/Arena Productions/NBC

Elenco: Richard Chamberlain, Raymond Massey

Exibida no Brasil: sim

Lançada em mídia no Brasil: Não

 

As séries médicas sempre foram populares na TV norte americana, e na grande maioria todas foram sucesso de audiência.  Algumas se tornaram ícones na época que foram produzidas: Ben Casey e Dr. Kildare (anos 60), Centro Médico e Trapper John MD (anos 70) e mais recentemente  Chicago Hope e ER- Plantão Médico (anos 90).

Ben Casey e Dr. Kildare são um caso curioso.

As séries foram produzidas no mesmo ano (1961-1966) e exibidas na emissoras ABC e NBC. Ben Casey foi produzida  pela empresa independente BCP- Bing Crosby Productions (pertencente ao cantor Bing Crosby) e Dr. Kildare foi produzida pela MGM Television junto com a empresa Arena Productions (que mais tarde produziria a série  O Agente da U.N.C.L.E também para a MGM).

As séries se tornaram rivais, pois o foco delas foi centrado no trabalho de dois médicos e possuiam  características semelhantes.

Ben Casey ( Vincent Edwards) é um neurocirurgião que trabalha em grande hospital de uma grande metrópole ( o nome e localidade sempre foram um mistério). Ben Casey embora fosse um grande profissional da medicina, muitas vezes tinha um temperamento difícil com pacientes e colegas de trabalho. Seu mentor, o administrador do hospital Dr. Zorba (Sam Jaffe) fiscalizava e muitas vezes orientava o pupilo em situações difíceis. Criada pelo escritor James E. Moser que criou outras séries médicas para TV (como Médic e Doctor´s Hospital). A série produzida em preto e branco tinha muitos tons escuros para um ambiente hospitalar, que davam as vezes um tom muito depressivo em alguns episódios.

A série Dr. Kildare, foi baseado nos longa metragens dos anos 30 e 40 do personagem Dr. Kildare e que foram estrelados por Lew Ayres e Lionel Barrymore.  Na série de TV Dr. Kildare (Richard Chamberlain) é um médico interno, que acabou de sair da escola de medicina e trabalha como interno no Hospital Geral Blair. Kildare está começando e aprendendo a sua profissão e conta também com um mentor, o administrador do Hospital  Dr. Gillespie ( Raymond Massey) que o orienta sempre que necessário. A série tinha um ritmo mais dinâmico que sua rival, ambientes mais claros e situações não tão depressivas. A última temporada de Dr. Kildare foi produzida em cores e as série duas foram sucesso de público e audiência, tornando muito populares na época os atores Vincent Edwards e Richard Chamberlain.

Curiosidades

– As duas séries lançaram uma série de brinquedos como bonecos e jogos de médicos na época, inclusive discos com os temas da série. A MGM lançou o tema de Dr. Kildare em um compacto que foi cantado pelo próprio ator.

– Embora a série Dr. Kildare não tenha uma abertura  característica, a série Ben Casey sempre se iniciava com um quadro negro e a voz do ator Sam Jaffe narrando e escrevendo os símbolos: Man (homem), Woman (mulher), Birth (nascimento), Death (morte), Infinity (infinito).

– Após o término das duas séries, a única que teve um filme reunion foi  Ben Casey. O longa metragem A Volta de Ben Casey (The Return Of Ben Casey) foi produzido em 1988 e estrelado por Edwards e Landers. Sam Jaffe faleceu em 1984.

– Mais de 30 atores foram testados para o personagem  Dr. Kildare, e o escolhido foi: William Shatner ( o Capitão James Kirk de Jornada nas Estrelas). Shatner recusou o papel e mais tarde participou de um episódio na última temporada.

– O ator Vincent Edwards tinha um temperamento difícil na frente e atrás das câmeras. O ator era viciado em jogo, muitas vezes saia dos sets para apostar em cavalos. Tinha o hábito de pedir dinheiro emprestado aos colegas de trabalho e se ausentava as vezes muitas horas por isso.

– Vincent arrumava brigas com os atores da série, inclusive com os convidados. Arrumou tantas brigas com o ator Sam Jaffe, que o mesmo pediu demissão no final da quarta temporada. Arrumou confusão com os atores convidados  Jerry Lewis e Sammy Davis Jr. O chefe da empresa Bing Crosby teve que pegar o telefone para dar uma bronca pessoalmente com Edwards.

– Falando sobre o ator Jerry Lewis, ele dirigiu e participou como convidado em um episódio. O episódio acabou muito estranho, pois Lewis fazia o papel de um médico com veia cômica, que se transforma em um médico chato e depressivo, devido a morte de um paciente. Isso irritou muito o ator Edwards que disse que não combinava com o estilo sério (e dark)  da série. Bing Crosby deu uma outra bronca por telefone e garantiu tranquilidade a Lewis para dirigir e estrelar o episódio.

– Na quinta e última temporada de Ben Casey, algumas mudanças aconteceram: com a saída do ator Sam Jaffe, foi contratado o ator Franchot Tone como o novo administrador, que já não é mais o seu mentor e orientador. Durante as 04 primeiras temporadas, as cenas de corredor do hospital estão sempre cheias de pessoas circulando médicos, pessoas, crianças, etc. Na última temporada os corredores estão vazios, só os personagens do episódio aparecem, dando uma impressão de vazio e final de série. Isso foi devido a mudança do produtor.

– Na quarta temporada de Ben Casey, uma paciente do Dr. acorda de um coma 15 anos depois. A paciente interpretada pela jovem atriz Stella Stevens tinha 13 anos quando entrou em coma devido a um acidente. Quando acorda está com um corpo de 28 anos, mas com a mentalidade de 13. Ela se apaixona por Ben e ele sente atração por ela, mas as coisas não saem como planejado. Esse arco durou 04 episódios e foi muito comentado na época.

– A atriz Betty Ackerman que fazia a Dra. Maggie  Graham era casada na vida real com o ator Sam Jaffe, o Dr. Zorba. Jaffe era 33 anos mais velho que Ackerman. Foram casados 28 anos até o falecimento de Jaffe em 1984.

– A série Dr. Kildare foi totalmente resmasterizada e lançada em dvd nos EUA. Ben Casey não foi lançada ainda. A últimas exibições aqui no Brasil de Dr. Kildare foram na TV Bandeirantes (SP) no inicio dos anos 70 e mais tarde na TV Tupi de SP em 1976, quando o contrato de exibição acabou (ver foto TV Guia abaixo).

– A série Ben Casey foi exibida no canal TeleUno nos anos 90 (dublada em espanhol) e no extinto canal de TV por assinatura Retro Channel em 2003, mas somente alguns episódios legendados. Diz a lenda que existem problemas autorais com os herdeiros do ator Vincent Edwards, que faleceu em 1996 e com os herdeiros do cantor Bing Crosby,  e isso tem dificultado o lançamento em DVD e exibição em TV. Hoje os direitos da série pertencem a CBS/Paramount.

5c009d7cd78ef55d13b73f9974885e6d--school-tv-dr-ben                                       Anúncio de Jornal para a série Ben Casey

 

Kildare

Anúncio da revista TV Guide para um episódio de Dr. Kildare

 

828d7cd8c534fe20ad96d9a11f806fcf--tv-retro-tv-guide

Ben Casey na capa da revista TV Guide

 

8faf305f55e7728ef04924c58d5e6423--tv-guide-tv-land                                   Dr. Kildare na capa da revista  TV Guide

 

cast

Ben Casey e seu mentor Dr. Zorba (Sam Jaffe)

 

drkildare4

Dr. Kildare e seu mentor Dr. Gillespie ( Raymond Massey)

 

26231340_526130227774408_1716844697393395972_n

Revista TV Guia Editora Abril Agosto de 1976, informando que a TV Tupi Canal 4 de São Paulo exibiria os 180 episódios da série Dr. Kildare em 180 dias, a partir de 16 de Agosto devido ao encerramento de contrato.                                                                               Foi a última vez que a série foi exibida em TV aberta no Brasil. Há mais de 40 anos…

 

                                         Abertura de Ben Casey

                               

                                       William Shatner em Dr. Kildare

 

    Lançamento das cinco temporadas de Dr. Kildare pela Warner Archive

 

 

 

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário