CLÁSSICOS ESQUECIDOS: METEORO – 1979

Título Original:  Meteor

Ano de Lançamento: 1979

Diretor: Ronald Neame

Estúdio: AIP – American International Pictures

Lançado em mídia no Brasil: VHS – Warner Home Vídeo.

Elenco:  Sean Connery, Natalie Wood, Brian Keith, Karl Malden, Martin Landau e Henry Fonda.

MT

Poster que ficava na porta dos cinemas (saudades!)

A década de 70 foi a década dos filmes catástrofes, incêndios, maremotos, terremotos, acidentes de avião e porque não meteoros?

Já no final da década a AIP – American International Pictures se juntou ao magnata do cinema do oriente Sir Run Run Shaw dono da Golden Harvest para a produção de um blockbuster que se chamaria Meteoro. Ao custo de 22 milhões de dólares ( A AIP participou com apenas 2 milhões e meio) que foram captados de vários produtores e investidores, a produção se iniciou em outubro de 1977, mas foi lançado comercialmente somente em 1979. Com um elenco de dar inveja a qualquer produção recente contou com Sean Connery (que ainda não era sir), Natalie Wood (esposa do ator Robert Wagner e que faleceu em 1980 em misterioso acidente de barco, mal explicado até hoje), Brian Keith (que se suicidaria em 1997), Karl Malden (que acabara de estrelar a série São Francisco Urgente) e Henry Fonda que dispensa apresentações.

Dirigido pelo inglês Ronald Neame (que aproveitou e fez uma pontinha como ator no filme) o filme tinha tudo para ser um sucesso: elenco de prestígio, diretor competente, dinheiro, os melhores efeitos da época e um roteiro razoável.

O filme mostra os eventos de cinco dias, no final de novembro ao começo de dezembro de 1979, quando o governo americano descobriu que após a colisão de um cometa em um cinturão de asteroides, um meteoro de cerca de 300km de comprimento se dirige ao planeta Terra em cinco dias. Então uma cooperação entre os governos americano e soviético (sim ainda estamos na Guerra Fria) conseguirá salvar o mundo, ou não.

O público já estava meio saturado da enorme quantidade de produções sobre catástrofes na  década de 70 e mesmo com um bom elenco e produção, Meteoro acabou sendo um fracasso de bilheteria. Uma boa ideia desperdiçada, o roteiro errou  focando mais nas conversas entre as superpotências, e num romance  forçado entre  o físico americano (Connery) e a russa (Wood).

 

mt cOVER

Capa da Fita VHS lançada aqui pela Warner Home Video

O fracasso acabou encerrando as atividades da produtora AIP que faria só mais um filme em 1980. O filme saiu em VHS aqui pela Warner Home Video, mas foi literalmente esquecido pelas distribuidoras, merecia uma edição em DVD e bluray, pois o filme representa bem o conflito da Guerra Fria entre os Estados Unidos e União Soviética e prende sua atenção até o fim.

mt bLU (1)

Capa do Blu-ray lançado nos EUA

Vejam o trailer original do filme

 

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário