CLÁSSICOS ESQUECIDOS: UM GOLPE À ITALIANA (1969)

Título Original: The italian Job
Ano de produção: 1969
Estúdio: Paramount Pictures
Diretor: Peter Collinson
Elenco: Michael Caine, Rossano Brazzi, Raf Vallone, Noel Coward, Benny Hill e Maggie Blye
Lançado em Mídia no Brasil: VHS e DVD

um-golpe-a-italiana_t1154_TdSBkLc (1)

Um Golpe à Italiana é considerado um dos cult filmes ingleses dos anos 60. Originalmente era para ser produzido como um filme de TV para a televisão britânica, mas como o script tinha dimensões que dificilmente se enquadrariam em uma produção para a TV, o mesmo foi oferecido a estúdios de cinema. A Paramount viu uma oportunidade para aproveitar a popularidade que a Inglaterra vivia nos anos 60, e adquiriu os direitos para uma produção cinematográfica.

Basicamente é um filme de planejamento de assalto e fuga, com personagens tipicamente ingleses e filmado nas ruas de Turim na Itália. Charlie Croker (Caine) um ladrão inglês,  ao sair da prisão, recebe uma “herança” de um falecido amigo: planos para um grande assalto a um carregamento de barras de ouro, no valor de US$ 4.000.000,00. O carregamento chegará na cidade de Turim, e o plano é roubar o carregamento, causar uma grande confusão no trânsito da cidade e fugir com o ouro para a Suiça através dos Alpes usando 03 mini Coopers. Charlie terá a dura tarefa de conseguir financiamento, encontrar a equipe ideal, equipar os carros… e lidar com a máfia italiana que também quer o ouro!

Curiosidades:

– Embora tenha sido produzido pelo estúdio americano Paramount Pictures, o filme não teve a  acolhida devida  no mercado americano, mas foi um grande sucesso na Inglaterra.

– Como foi filmado em grande parte na Itália, a Fiat italiana viu uma grande oportunidade de fazer merchandising da marca no filme, iria doar todos os veículos necessários, mais o valor  de US$ 50.000,00 para a produção.  O diretor Collinson afirmou que o filme era uma produção britânica e que os carros utilizados seriam os mini coopers da empresa inglesa BMC . A BMC se recusou a ceder os carros para a produção, que acabou tendo que comprá-los no mercado.

– A Paramount queria o ator Robert Redford no papel de Charlie Croker.

– O final aberto feito pela Paramount sugeria que uma sequência fosse produzida, os rumores é que seria filmado no Brasil e teria como título  The Brazilian Job (Um Golpe à Brasileira). Mas com o fracasso do filme nas bilheterias americanas, o projeto da sequência foi arquivado.

– A produção do filme acabou criando uma confusão real no trânsito de Turim para as filmagens, e os italianos ficaram sem saber o que causou o problema.

Capa da fita VHS lançada pela CIC Video nos anos 80:

d49771b3a00da2bc5f0875fd2858db98 (1)

O filme foi refilmado em 2003, com o título em português: Uma Saída de Mestre com Charlize Theron e Mark Whalberg

19872904 (1)

Vejam o trailer Original da versão de 1969:

Vejam o Trailer da Refilmagem de 2003

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário