Clássicos Esquecidos: Os Irmãos Cara de Pau (1980)

Título Original: The Blues Brothers
Ano de produção: 1980
Diretor: John Landis
Estúdio: Universal
Elenco: John Belushi, Dan Aykroyd, Cab Calloway, Ray Charles, Carrie Fisher, James Brown, Aretha Franklin, Steven Spielberg.

Disponível em Mídia no Brasil:  DVD

MV5BMzdhOTJmYmQtMmE0OS00ZDMyLWFkZDItZmZmMGJlNGUyNjNhXkEyXkFqcGdeQXVyNDk3NzU2MTQ@._V1_SY1000_SX668_AL_ (1)

Originalmente os personagens Jake e Elwood Blues (Belushi e Aykroyd) foram criados para o programa Saturday Night Live em 1975. Semanalmente os atores apresentavam sketches com os personagens Jake e Elwood, acabaram se tornando populares, virando um sucesso instantâneo.

Com o sucesso na televisão os atores Belsuhi e Aykroyd foram convidados para papéis no cinema e saíram oficialmente do programa de TV em 1979. Ao participarem do filme 1941 Uma Guerra Muito Louca do diretor Steven Spielberg em 1979, a dupla apresentou para a Universal o projeto de um longa-metragem, uma comédia musical baseada nos famosos personagens da TV. Aykroyd e o diretor John Landis se encarregaram do roteiro.  Vários músicos de rhythm and blues, além da Blues Brothers Band foram contratados para participações: Cab Calloway, Ray Charles, John Lee Hooker, James Brown, Aretha Franklin, além de famosos atores e cantores em pontas: Henry Gibson, Chaka Khan, a saudosa Carrie Fisher, Twiggy e o diretor Steven Spielberg.

Tudo isso, somado ao talento dos atores principais e do diretor Landis, não poderia dar errado, seria um tremendo sucesso. Orçado em 30 milhões de dólares e mais de 06 meses de produção, o filme não teve a acolhida esperada. Os atores se tornaram famosos, principalmente Belushi que teve uma ascensão meteórica mas morreu de overdose de cocaína em 1982 em quarto de hotel em Los Angeles, o que contribuiu para que o filme virasse cult no mundo todo. Em 1998 o mesmo diretor Landis dirigiu e produziu a sequência Os Irmãos Cara de Pau 2000 (The Blues Brothers 2000) com o Aykroyd e o ator John Goodman e a banda original, mas os tempos eram outros e o filme naufragou na bilheteria.

O filme de 1980 começa com Jake Blues (Belushi) saindo da cadeia Joliet em Illinois. Recepcionado pelo seu irmão Elwood (Aykroyd), os dois seguem para uma visita ao seu antigo orfanato. Lá descobrem que o lugar está em dívidas e se não pagarem 5.000 dólares em impostos, o orfanato será fechado. Tendo uma visão, Jake e Elwood resolvem recrutar a antiga banda e fazer shows para arrecadarem os 5.000 dólares. Mas não será nada como imaginam…

 

Curiosidades:

– O filme foi orçado em 30 milhões de dólares, mas conseguiu arrecadar em bilheteria nos EUA apenas 57 milhões. Isso não é um indicativo de sucesso, ele precisaria ter arrecadado cerca de 120 milhões nos EUA.

– Foram contratados 500 extras para o filme e foram utilizados 150 automóveis que foram destroçados em diversas cenas de perseguição.

– Para cena de perseguição no Shopping, foi alugado um shopping que estava fechado que precisou ser equipado e decorado, e ter seu estacionamento lotado de carros. Todos os carros que aparecem no estacionamento são novinhos e foram cedidos por empresas de automóveis para o filme.

– O filme originalmente tinha 148 minutos, mas depois da projeção inicial para uma audiência seletiva, o mesmo foi cortado para 133 minutos. No dvd de 30 anos do filme várias cenas foram incluídas, mas muitas se perderam e não foram localizadas.

– A Banda existe até hoje, se apresentando sozinha ou com cantores e apresentadores diferentes.

– No orçamento de 30 milhões, incluía a distribuição de cocaína para o elenco e equipe técnica que atuavam em muitas cenas noturnas filmadas, isso aumentou o vício de Belushi, que consumia sem parar, pois achava que a droga melhorava a sua performance.

– Aqui no Brasil o filme foi exibido somente em 70 M/M no extinto Cine Comodoro Cinerama em São Paulo em 1981.

– A Universal queria que o filme não abordasse o rhythm and blues e sim com músicas mais contemporâneas. Isso prejudicou a bilheteria pois em muitas partes dos EUA, o racismo não permitiu que cinemas exibissem o filme.

– Carrie Fisher teve um romance com Dan Aykroyd durante os 06 meses de produção do filme. Ela e Aykroyd se conheceram em um episódio de Saturday Night Live, sendo convidada por ele a participar do filme em 1980.

DVD 

dvd-os-irmaos-cara-de-pauuniversal-848950700

Blu-Ray de Aniversário de 35 Anos

download

Trailer Original  do Cinema

Clip do Filme

Concerto Original da Banda de 1978

Programa Saturday Night Live de 1978 com Carrie Fisher

 

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário