Clássicos Esquecidos – THX 1138

 

O Primeiro Filme Comercial do criador de Guerra nas Estrelas

Título Original: THX 1138
Ano de Produção: 1970
Estúdio: Warner Bros
Diretor: George Lucas
Elenco: Robert Duvall, Maggie McOmie, Ian Wolf
Disponível em mídia no Brasil: DVD – Fora de Catálogo

THX 1138 foi o primeiro filme comercial do diretor George Lucas. Originalmente THX 1138 foi um curta de final de curso da UCLA, que foi reescrito para um longa metragem. Seu amigo de universidade Francis Ford Coppola que acabara de criar uma produtora American Zoetrope saiu em busca de financiamento para a produção. Conseguiu junto ao estúdio Warner Bros aval para a produção do filme no início de 1970.  Lucas seria o diretor e também responsável pelo roteiro do filme.

O filme se passa no século XXV, trazendo uma visão amarga e pessimista do futuro da humanidade. THX 1138 é um operário de uma fábrica de robôs, que tem uma vida medíocre, dividindo um apartamento com sua companheira LUH (Maggie McOmie). Todos são vigiados por câmeras (Big Brother?) e tomam remédios para inibir as emoções. Um belo dia THX e LUH cansam de suas vidas medíocres e param de tomar os remédios, e começam a se relacionar sexualmente. Como isso é considerado crime, deverão pagar pelos crimes cometidos.

O filme não agradou os executivos da Warner Bros, exigindo que a produtora American Zoetrope entregasse  os negativos. A Warner então editou o filme até chegar a um padrão satisfatório. O filme virou cult, e propiciou Lucas a uma  carreira de  sucesso como diretor nos 70. Admitindo um mea culpa com THX 1138, Lucas se redimiu com a criação da saga Star Wars em 1977. Mas é um filme pouco conhecido.

Curiosidades:

– Todo o elenco do filme é careca e muitos  atores  se recusaram a participar pois teriam que ter suas cabeças raspadas. Em 1970 não existiam efeitos digitais e em uma cena do filme, THX cruza com uma multidão de carecas. Para resolver o problema de contratar muitos extras e raspar a cabeça de todos eles, Lucas recorreu a comunidade da Califórnia Synanon que tratavam de viciados de álcool, drogas, etc. A Comunidade raspava a cabeça de todos os pacientes em tratamento, e vários deles apareceram no filme.

– Antes do começo do filme aparece um trailer do serial de 1939 Buck Rogers no Século XXV. O mesmo seria para dar contraste ao que se imaginava em 1939 e o futuro real da humanidade. Lucas escolheu Buck Rogers porque se identificava muito com o personagem, e este acabou sendo base para a criação da saga Guerra nas Estrelas.

– O filme custou US$ 700.000 e teve que contar com a criatividade dos produtores. Uma das cenas foi filmada em uma central telefônica de Los Angeles, que no filme aparece maquiada para parecer uma  central futurística.

– O filho do ator Johnny Weismuller, que interpretou vários filmes de Tarzan nos anos 40, faz o papel de um dos robôs Chrome, totalmente mascarado.

– THX assiste na sala de se apartamento, programação segmentada de canais de sexo, comédia e violência. Isso não existia em 1970, e com certeza influenciou a criação dos canais de TV por assinatura que conhecemos hoje.

– O ator Orson Welles ia ser contratado para fazer a voz do confessionário. A Warner vetou o ator e foi contratado o ator James Wheaton no lugar.

– Em 2004 a Warner Bros lançou a versão do Diretor nos cinemas dos Estados  Unidos e também em DVD com vários extras. Essa versão está fora de catálogo no Brasil.

– George Lucas batizou o sistema de som da Lucasfilm como THX

2

Poster original exibido nas salas de cinemas

dvd_8397 (1)

capa do dvd lançado pela Warner no Brasil, Infelizmente fora de catálogo

 

Vejam o trailer do relançamento do filme nos cinemas americanos em 2004:

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário