CLASSICOS ESQUECIDOS: Horizonte Perdido (1937)

 

Título Original:  Lost Horizon
Ano de Produção: 1937
Estúdio: Columbia
Diretor: Frank Capra
Elenco: Ronald Colman, Jane Wyatt, Margo, Edward Everett Horton, Thomas Mitchell
Lançado em mídia no Brasil: DVD

O romance Horizonte Perdido foi escrito por James Hilton em 1935. Sua mensagem pacifista, de um paraíso utópico logo virou um best seller.  A Colúmbia adquiriu os direitos em 1936 para realizar um longa metragem baseado no livro. Contratou então um dos maiores diretores da época, Frank Capra e um elenco de famosos da época: Ronald Colman, Jane Wyatt (que mais tarde seria a esposa de Robert Young na série Papai Sabe Tudo e mãe do personagem Spock na série Jornada nas Estrelas), Edward Everett Horton, Margo e Thomas Mitchell.

Robert Conway (Colman) é um pacifista mundialmente conhecido que vai até a cidade de Baskull na China, para verificar a libertação de 80 pessoas ao meio de uma rebelião. O avião dele é sequestrado e sofre uma acidente no Himalaia. Os sobreviventes são resgatados por monges de um mosteiro e levados para um paraíso perdido chamado Shangri-la. Longe da civilização Conway e seus amigos são persuadidos a viver no paraíso ou voltar ao inferno da civilização.

Rodado em 1936, o longa três horas e meia, cortado após a preview, chegou a metragem de 132 minutos. Após a segunda guerra, o filme foi relançado com 25 minutos a menos perdendo a maior parte da mensagem pacifista. Com o passar dos anos, novas versões cada vez menores foram relançadas chegando a última versão de 95 min que foi exibida na TV.

Em 1967 o negativo original do filme estava totalmente deteriorado, e se imaginava que as cenas cortadas estariam perdidas para sempre.  O American Film Institute (AFI) iniciou em 1973, a procura de cenas do filme em arquivos de todo o mundo. Conseguiram localizar uma cópia da banda sonora de 132 minutos. O processo de restauração das cenas localizadas em arquivos mundiais com a banda sonora encontrada levou quase 30 anos, e ainda faltavam 7 minutos de cenas de vídeo. Essas cenas faltantes foram preenchidas com fotos de produção.

O DVD lançado pela Sony aqui mostra um documentário da restauração do filme, além de um sobre a produção e curiosidades. Uma delas é que a maioria das cenas de neve foram filmadas em um armazém frigorífico na Califórnia em pleno verão, o que causou surtos de gripe em todo o  elenco.

892201-MLB20286990831_042015-C (1)

O filme foi refilmado como musical pela Colúmbia em 1972, com trilha sonora de Burt Bacharach

HORIZONTE PERDIDO 1973

Vejam dos vários cartazes do filme da época:

tumblr_nd292jaAeI1tklmrpo6_540

O trailer abaixo, embora em francês, é o mais completo feito para o lançamento do filme:

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário