Clássicos Esquecidos: Uma Batalha no Inferno (1965)

Título Original: The Battle of The Bulge
Ano de Produção: 1965
Estúdio: Warner Bros.
Diretor: Ken Annakin
Elenco: Henry Fonda, Dana Andrews, Robert Ryan, Robert Shaw, Ty Hardin, Charles Bronson e Telly Savalas

Nos anos 60 houve um boom tanto no cinema americano como no europeu, com produções de filmes da 2ªGuerra Mundial, retratando batalhas, fugas espetaculares e cinebiografias.

Alguns títulos se destacaram como O Mais Longo dos Dias (1962), Fugindo do Inferno (1963) e Patton Rebelde ou Heroi? (1969). A Warner Bros aproveitou o filão e produziu o épico Uma Batalha no Inferno em 1965.

A Batalha das Ardennas como foi conhecido, ocorreu em dezembro de 1944, já quase no derradeiro ano do conflito, e que foi o último esforço do exército alemão, já cansado e defasado na tentativa de vencer a guerra na Europa.

Vimos então o Cel. Alemão Hessler (Robert Shaw) um nazista de carterinha que deseja que a guerra dure para sempre, é convocado pelo exército para chefiar uma divisão de tanques Tiger para furar o bloqueio aliado no sul da França e assim garantir a vitória. O exército aliado descobre a trama e se organiza para travar a última e mais sangrenta batalha terrestre da II Guerra.

Dirigido pelo especialista inglês Annakin, o filme reuniu um elenco de astros da época como Shaw, Fonda, Savalas e Andrews, mas foi criticado pelo auto escalão do exercito americano por ter diversas informações e locais que não condiziam com os fatos reais, o que não impediu que o filme fosse um grande sucesso de bilheteria na época.
A Warner produziu o filme no formato Cinerama (ou Super Panavision 70, rodado com uma só câmera) e concluiu em 08 meses, já editado e com a trilha sonora vibrante de Benjamin Frankel, um fato raro para um filme destas proporções na época.

O selo Studio Classic traz o filme em DVDna versão restaurada e remasterizada incluindo a música de entrada, intervalo e música de saída, exatamente como foi exibido nos cinemas na época, e destacando a excelente fotografia do processo Cinerama (em Widescreen).

batalha

Vejam o trailer cinematográfico:

E curtam dois momentos da trilha sonora:

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário