Clássicos Esquecidos | Viagem ao Fundo do Mar (1961)

Título Original: Voyage to The Bottom of The Sea
Ano de Produção: 1961
Estúdio: 20th Century Fox
Diretor: Irwin Allen
Elenco: Walter Pidgeon, Robert Sterling, Barbara Eden, Peter Lorre e Joan Fontaine.

O diretor e Produtor Irwin Allen (1916-1991) foi um dos maiores produtores de seriados SciFi, para a televisão americana nos anos 60. Irwin sempre será lembrado pelo seu lado econômico, pois os cenários de suas séries sempre foram reaproveitados e exigia muito dos atores que trabalhassem com ele.

Mas antes de ser um dos gênios criativos de Sci Fi para a televisão, Irwin já era um grande produtor e diretor de cinema. Viagem ao Fundo do Mar foi sua segunda incursão no gênero (o primeiro foi O Mundo Perdido em 1960). Viagem ao Fundo do Mar acabou inspirando a série de TV do mesmo nome que foi produzida entre 1964 e 1968 com os atores Richard Basehart e David Hedison. Nos é apresentado o astro do filme, o primeiro submarino atômico não governamental do mundo, o Seaview (que tem esse nome pelas seis janelas panorâmicas no nariz do barco) construído pelo Almirante Harriman Nelson (o ator Walter pidgeon) chefe do Instituto Nelson de Pesquisas Navais da cidade de Santa Bárbara, California. Conhecido como a Loucura de Nelson, o submarino foi concebido para ser uma confortável embarcação, de pesquisas no oceânico e armados com ogivas nucleares para defender a nação caso seja

preciso. Junto com o Almirante está o Capitão Lee Crane (Robert Sterling) a secretária do Almirante Cathy (a atriz Barbara Eden da série Jeannie é um Gênio) e o Comodoro Lucius (o grande ator Peter Lorre).

Em uma visita de inspeção rotineira, ficamos sabendo que nosso planeta tem um cinturão de radiação em sua circunferência, que pode literalmente “assar” toda a superfície da Terra. O Almirante parte então para uma conferência mundial, que discute qual a providência a ser tomada, mas arquiteta um plano que não é aceito pelos líderes, mas Nelson acredita ser a única solução para o planeta. Será que o Almirante Nelson e o Submarino Seaview conseguirão salvar nosso planeta?

Entre algumas curiosidades, está o tema do filme cantado pelo cantor Frankie Avalonm, que também faz uma participação no filme. O Tema foi aproveitado para a série de TV, mas numa versão instrumental sem o cantor. Várias cenas do filme foram mais tarde aproveitadas em diversos episódios da série. Os atores Barbara Eden e Michael Ansara eram casados e contratados da Fox e frequentemente atuavam no mesmo filme.

O filme foi lançado pela Classicline, que além de imagens remasterizadas traz a clássica dublagem exibida na TV nos anos 60. Como extras traz o trailer, cartazes original e galeria de fotos.

capa-viagem

Assista o trailer original:

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário