Clássicos Esquecidos | O Abismo Negro (1979)

Título Original:  The Black Hole
Ano de Produção: 1979
Estúdio: Disney
Diretor: Gary Nelson
Lançado em Mídia do Brasil: em VHS e DVD  – O Buraco Negro
Elenco:  Maximilian Schell, Robert Forster, Yvette Mimieux, Ernest Borgnine, Anthony Perkins, Joseph Bottoms e as vozes de Roddy McDowell e Slim Pickens.

Com o sucesso do filme Guerra nas Estrelas em 1977 (o Episódio IV), todos os grandes estúdios foram atrás do prejuízo, produzindo filmes de Sci-Fi para ter sucesso semelhante. Assim foi com a Universal que produziu duas séries para a TV, Galactica – Batalha nas Estrelas e Buck Rogers no Século XXV, cujos pilotos foram exibidos como superproduções no cinema, com a Paramount que lançou Jornada Nas Estrelas o Filme e a com a Disney que lançou Abismo Negro.

Embora estivessem praticamente nos anos 80, a Disney ainda produzia filmes como nos anos 50. A revolução aconteceria anos depois com a revitalização da marca e dos estúdios Disney.

O filme tem um roteiro inspirado claramente em 20.000 Léguas Submarinas, produzido pela Disney em 1954, só que mais sombrio. O filme se passa no ano de 2130, onde a nave de pesquisas Palomino encontra o maior buraco negro descoberto pela humanidade. Eles também encontram próximo ao fenômeno, a gigantesca nave espacial Cygnus que foi dada como perdida 20 anos atrás. Ao desembarcarem na Cygnus  a tripulação descobre que o antigo capitão Reinhardt (schell) continua no comando, só que com uma tripulação de robôs. Só que os integrantes da Palomino desconfia que existe algo errado…

Curiosidades:

  • A Disney investiu muito dinheiro na produção do filme, inclusive criando uma  nova câmera computadorizada, baseada no modelo que a Lucasfilm usou em  Star Wars.
  • O Abismo Negro foi o primeiro filme a usar efeitos em CGI (antes de Tron que foi produzido em 1980) , mas basicamente nos efeitos de abertura do filme.
  • Os olhos dos robôs  V.I.N.C.E.N.T  e  B.O.B  foram inspirados em Mickey Mouse.
  • As vozes de  V.I.N.C.E.N.T  e  B.O.B  foram feitas respectivamente pelos atores  Roddy McDowell e Slim Pickens (não creditados).
  • Foi o último filme a ter uma Overture antes do início e o último a ter os efeitos produzidos com a equipe do estúdio.
  • O filme se sustenta bem, só que ao que parece, os produtores não sabiam como terminá-lo e fizeram assim três finais e os misturaram. Escolha o seu!

A Abertura do filme com os efeitos em CGI:

O trailer de cinema:

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário