Clássicos Esquecidos: Jones, o Faixa Preta

Título Original: Black Belt Jones
Ano de Produção: 1974
Diretor: Robert Clouse
Estúdio: Warner Bros
Elenco:  Jim Kelly, Gloria Hendry, Alan Weeks, Scatman Crothers e Malik Carter
Lançado em mídia no Brasil: Não

O filme Shaft, lançado em 1971, originou o ciclo blaxploitation, que eram filmes dirigidos, produzidos e estrelados por afro-americanos. Durante a década de 70, o ciclo apresentou filmes de ação, comédias, dramas e até filmes de Kung-Fu, com trilha sonora composta e conduzida por grandes astros da música negra norte americana, como Isaac Hayes, Curtis Mayfield, Barry White, Quincy Jones, entre outros.

Em 1974, a Warner Bros, recém-saída do sucesso de Operação Dragão com Bruce Lee, contratou um dos astros do filme, o campeão mundial de karatê e tenista profissional  Jim Kelly e o diretor Robert Clouse para a produção de outro filme de artes marciais.

Faixa (Kelly) é um expert em segurança e artes marciais, que é chamado para ajudar um antigo amigo, Papa Byrd (Crothers) que é dono de uma escola de karatê em Los Angeles. A máfia quer se apoderar do prédio da escola, e Faixa terá que lutar com um bando de criminosos liderados por Pinky (Carter).

O filme acabou sendo um grande sucesso, e um dos ícones do ciclo, pois além de muita ação, bom humor e bons atores, a música tema de Dennis Coffey ainda é lembrada pelos saudosistas.

Veja o trailer original do filme, e logo abaixo um trecho da abertura com a música tema.

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário