Clássicos Esquecidos: O Milagre de Anne Sullivan

Titulo Original: The Miracle Worker
Ano de produção: 1962
Direção: Arthur Penn
Elenco: Anne Bancroft, Patty Duke, Victor Jory
Disponível em Mídia no Brasil: DVD

Helen Keller nasceu em 1880, e aos 18 meses ficou cega e surda após um surto de escarlatina. Seus pais não sabendo como lidar com uma criança com tais dificuldades, contrataram uma professora chamada Anne Sullivan para ensinar Helen a como viver em tais condições. Não só a ensinou, como se tornou sua amiga e companheira pelos próximos 48 anos, vindo a falecer em 1936. Helen se tornou escritora e ativista dos direitos dos deficientes e viveu até 1968 quando faleceu aos 88 anos.

Em 1957 William Gibson criou a peça The Miracle Worker que estreiou em 1959 e teve 719 apresentações. O foco seria a infância de Helen, e o sucesso da peça acabou motivando a United Artists a produzir uma versão cinematográfica, mas o estúdio queria Elizabeth Taylor e Audrey Hepburn nos papéis principais. Gibson e o diretor contratado Arthur Penn insistiram em que as atrizes que viveram os papéis no teatro Anne Bancroft e Patty Duke fossem as contratadas.  A United Artists cortou o orçamento do filme e mesmo assim, o resultado foi o dois Oscar: o de atriz principal para Anne Bancroft, o de atriz coadjuvante para Patty Duke e um indicação para o melhor diretor para Arthur Penn.

O Milagre de Anne Sullivan além de ser um clássico pouco conhecido pelas novas gerações é um tour de force entre as duas atrizes, que travam uma verdadeira batalha nas telas, e que no final ficamos com vontade ver mais.

O filme foi lançado em DVD pela Classicline e vale a pena conhecê-lo:

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário