Qual é a Casa mais poderosa de Westeros?

Mais uma temporada de Game of Thrones se encerra e mais uma vez tentamos listar as Casas mais poderosas de Westeros. A lista leva em consideração poder e terras atuais, além do potencial que a casa tem para tomar (manter) o Trono de Ferro e governar Westeros. O texto a seguir tem spoilers da quinta temporada, então tenha isso em mente antes de ler.

O ranking foi criado com base no status atual da série, ou seja, ao final da quinta temporada. Caso interesse, o ranking anterior a esta temporada pode ser encontrado aqui.

8 – Casa Baratheon

Ao menos que Brienne não tenha executado Stannis de verdade, a Casa Baratheon está morta. Não sobrou ninguém. Tecnicamente sobrou o bastardo do Gendry, mas se estamos falando de poder, o garoto não tem nenhum. Aqui estamos contando que Tommen é um Lannister por completo, já que quase todo o reino acredita nisto. Ou seja, dentre as “Sete Grande Casas de Westeros”, os Baratheon ficam agora em último lugar.

7 – Casa Greyjoy

A Casa Greyjoy anda mais do que sumida. O único herdeiro legal do trono teve sua identidade e genitálias arrancadas por Ramsay Bolton. Entretando Yara ainda está por aí em algum lugar, então a casa ainda pode ter relevância na próxima temporada. No momento, apenas as Ilhas do Verão estão sob seu domínio.

6 – Casa Martell

A Casa Martell é de longe a mais decepcionante de todas. Eram ditos como famosos pela luxúria e o suo de veneno, e até agora nada de bom saiu de lá. As Serpentes de Areia então, não poderiam ser mais inúteis. Desde a Rebelião de Robert, o resto de Westeros deixou eles de canto já que não representavam qualquer ameaça (Apesar de que Martells pode gostar de paz, mas gostam mais ainda de revirar o passado). O único herdeiro homem acabou de ser enviado ao Lannisters e sua herdeira foi envenenada por eles mesmo. Péssima jogada.

5 – Casa Targaryen

A Casa Targaryen ocupa essa posição basicamente por um motivo: Dragões. Daenerys não soube aproveitar seu tempo no poder e acabou zarpando fora de Meeren nas costas de Drogon. O dragão a deixou no meio de nada, sem poder ou influência. É bem provável que ela vá recrutar toda a patota Dothraki pro seu lado e marchar com eles de volta para os Sete Reinos ou Meeren, mas até lá, Danny não é ninguém na luta pelo poder.

4 – Casa Stark

Game of Thrones adora derrubar heróis. Primeiro foi Ned, depois Robb, então Catelyn e o restante se espalhou mundo a fora. Mas pelo menos ainda tem alguns vivos. Arya está treinando para ser uma assassina, enquanto Sansa agora está meio que aliada com Petyr, o “criador de reis”. Bran está em algum lugar do norte aprendendo sobre magia e Rickon está em… algum lugar.

E apesar de Jon Snow estar tecnicamente morto, os Starks estão evoluindo cada vez mais para uma futura disputa de poder. Na verdade, a casa está bem até demais contando com tudo que aconteceu com ela. Nenhum deles tem terra, ou um teto, mas eles estão em Westeros, o que já é mais do que a Danny.

3 – Casa Tyrell

Depois da quarta temporada, os Tyrell eram facilmente a casa mais forte de Westeros, mas agora a situação complicou. A Rainha Margaery está aprisionada pelo Alto Pardal, junto com seu irmão Loras. A Rainha dos Espinhos aparentemente não tem o que fazer a respeito. Arya tecnicamente salvou a vida de Mace Tyrell ao matar Meryn Trant (que iria matá-lo sob ordens de Cersei), então está ruim, mas podia estar pior. Apesar de não estarem no momento em posição de fazer algo, Jardim de Cima ainda é muito poderoso e cheio de recursos.  Além do mais, os Tyrell ainda estão muito próximos aos Lannisters, então vai ser difícil de perderem poder.

2 – Casa Lannister

Os Lannister tiveram algumas baixas recentemente (Joffrey, Tywin, Myrcella), Jamie está maneta e Cersei foi humilhada, mas nada disso muda que eles ainda estão no poder de Porto Real, e Tommen é aquele que senta no Trono de Ferro (metaforicamente pelo menos). Podem estar sendo podados, mas ainda são os Lannisters que dão as ordens. Tyrion está em Meeren como interino de Danny e deve acabar é usando sua posição para tirar sua própria família do poder.  Até lá, os Lannisters são a segunda casa mais forte de de Westeros.

1 – Casa Bolton

Para os Boltons, a situação não poderia estar melhor. Eles não são uma das “Sete Grandes Casas de Westeros”, mas isso não muda o fato de que eles estão com poder suficiente para mudar isso num instante. Roose Bolton agora é o Senhor do Norte, está no comando de Winterfell, legitimou seu bastardo e tem um filho a caminho. Além disso, os Boltons acabaram de ganhar uma batalha contra o exército maltrapilho de Stannis.

O Norte é um dos maiores e mais importantes territórios de Westeros, e diferente de Dorne, quem manda nesse pedaço de terra costuma ser temido por Porto Real. Ninguém parece no momento ter vontade ou capacidade de fazer qualquer investida contra os Bolton, e enquanto eles não tentarem tomar o Trono de Ferro, estará tudo às mil maravilhas.

Deixe seu comentário:

2 COMENTÁRIOS

  1. Baelish está, no mínimo, mais forte q Baratão e Greyjoy. Continua com o Ninho da Águia e pode forjar alianças tanto com os Bolton qto com os Tyrell, (ou mesmo os próprios Lannister) embora tenha perdido (aparente ou momentaneamente), a oportunidade de unificar as casas Arryn e Stark casando com Sansa.

  2. Fora o fato da Margaery estar presa acho que os Tyrell continuam tão fortes quanto antes e certamente mais fortes que os Lannister. A única cabeça da casa Lannister acabou de ser presa e humilhada e a cabeça da Casa Tyrrel, Olena, continua na jogada. Além disso ainda são a casa mais rica de Westeros e os maiores produtores/fornecedores de alimentos de Porto Real…

Deixe um comentário