O que a vitória do Batman representa?

No filme “Batman v Superman: Dawn of Justice”, veremos com certeza o confronto entre o homem-morcego e o homem de aço e, deixando a questão do gosto de lado, parece ser vital mostrar não só uma luta equilibrada, mas também dar a vitória a Batman. Porém, o que essa vitória representa?

1) Homem v Deus
Não é estranho compararmos Superman a um deus. Além de suas habilidades físicas e mentais extraordinárias, ele defende os valores da humildade, respeito, moderação, abnegação e atenção, ou seja, Superman é o teocentrismo da Idade Média.
Já Batman é o Homem, o mortal, o ser humano que vai superar seus limites através do esforço e do intelecto. Não será Deus que salvará a humanidade, mas o próprio Homem. Portanto, Batman é o antropocentrismo da Idade Moderna, uma ideia nova que dá mais orgulho ao Homem.

2) Capitalismo v Socialismo
Seguindo as ideias de Jean-Jacques Rousseau, Superman defende a ideia de que o homem é naturalmente bom, mas a sociedade e as instituições o pervertem. Ele luta por uma utopia em que não haja maldade no coração dos homens.
Batman, por sua vez, é a personificação do capitalismo. Ele é o resultado da ideia de que o capitalismo é bom porque promove a competição extraindo o melhor que uma pessoa tem a oferecer.

3) Pessimismo v Otimismo
Hoje em dia é muito comum as pessoas associarem otimistas a idiotas manipulados que não enxergam a realidade e Superman é um otimista. Ele acredita que o mundo pode ser melhor e vê um futuro brilhante se o ser humano agir pela vontade, superando qualquer dificuldade.
Já Batman é um pessimista porque ele não acredita em um futuro o qual a humanidade dê as mãos e decida cooperar para atingir um bem maior. Ele aceita que existam pessoas “más” por motivos diferentes e nada que ele faça ou diga mudará a situação.

Com tanta criminalidade a cada esquina e um governo corrupto que não faz nada além de roubar o dinheiro do povo, podemos entender que as pessoas cansaram de ter esperança. Um soco de Batman no Superman representa bem mais que uma briga de popularidade, mas também um grito da sociedade que cansou de esperar por dias melhores. E isso é simplesmente triste.

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário