Como um paraplégico pode voltar a andar?

Sua medula espinhal é responsável por transmitir sinais neurais do cérebro para o resto do seu corpo e quando você fratura um disco intervertebral, fragmentos do osso perfuram sua medula espinhal interrompendo a transmissão de sinais. Paraplégicos tiveram um ferimento grave nos nervos lombares, interrompendo assim sua coordenação sensório motora das pernas.

Então, como é possível recuperar o movimento?

Acreditava-se que um ferimento grave na medula espinhal não deixaria células nervosas sobrando no local, mas recentemente paraplégicos têm voltado a mover as pernas graças a um estimulador elétrico implantado em suas colunas. Ele só funciona por controle remoto e o tratamento está nos estágios iniciais dependendo de inúmeras sessões de reabilitação.

No filme “X-men: Dias de Um Futuro Esquecido”, podemos supor que o jovem Xavier volta a andar porque a droga que ele utiliza é um estimulante. Alguns podem achar besteira uma droga miraculosa dessa existir, mas não é considerando os estimulantes que temos hoje em dia que reforçam nossa vigilância, consciência, resistência, produtividade, motivação e aumenta nossa locomoção, excitação e pressão cardíaca.

Estimulantes de fato aumentam a atividade do sistema nervoso central e periférico. Além disso, testes em ratos paraplégicos provaram que é possível recuperar o movimento através de drogas, estimulação elétrica do nervo e exercícios físicos. Ainda está em fase inicial, mas existe.

It’s science, bitch! 

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário