Jacob’s Ladder: A obra em que Silent Hill foi inspirado

Em luto pela morte de seu filho pequeno, Jacob Singer um soldado veterano do Vietnã, atormentado por um severo caso de dissociação. Uma condição psicológica que provoca lapsos de memória e alucinações, tornando seu passado obscuro e seu presente indistinto.

Incapaz de distinguir quando está acordado e quando está dormindo, Jacob constantemente auxiliado por um terapeuta, decide ir em busca de suas memorias perdidas, que talvez possam servir para regularizar seu problema com dissociações.

A busca por suas lembranças o leva a reencontrar outros veteranos de seu antigo esquadrão e a locais que ele jamais gostaria de estar. Locais que causam um problema bem pior que dissociações, causam ilusões. Ilusões baseadas em experiências que teve durante a guerra, desde amigos mortos na sua frente e torturas até ser amparado em hospitais imundos. Tudo com um toque de seu subconsciente que, incapaz de ver ou lembrar fisionomias e conversas, transforma todos a sua volta em criaturas deformadas e irreconhecíveis.

Ao ter contato com seus velhos companheiros Jacob descobre que todos sofrem do mesmo problema, uns menos intensos e outros bem piores que ele. Juntos buscam auxilio de um advogado para desenterrar seus passados, que aparentemente está vazio. Tudo fica estranho à medida que eles se distanciam de Jacob e começam a “desaparecer”. Um deles guarda um segredo que pode salvar Jacob, dependendo do ponto de vista do espectador.

O que é Ladder? Eles estiveram realmente no Vietnã?  Caso estiveram, por que suas mentes são incapazes de deixar aquele lugar? O que os torna tão atormentados a ponto de não saber mais o que é real? O que são as alucinações e porquê são capazes de machuca-los fisicamente? Porque o abstrato se tornou real!?

Para você que cresceu entre os anos 80 e 90, o enredo acima te lembra algo mesmo que vagamente?

Caso desperte sua memoria, fique tranquilo, você não esta dissociando. Jacob’s Ladder é a obra que inspirou uma franquia de 8 jogos considerados clássicos, 15 Spinoffs, 2 filmes, 4 livros e 23 HQs. Silent hill e seu mundo de pesadelos vivos, alucinações, cargas emocionais, reviravoltas e acima de tudo terror psicológico, brilhou ao publico mundial graças a influência desta pequena e tão simples produção.

Escrito por Bruce Joel Rubin, dirigido por Adrian Lyne e estrelado por Tim Robbins, o filme Jacob’s Ladder (Alucinações do passado) lançado em 1990, é um filme cujo enredo continua a surpreender até os dias de hoje, mesmo com a simplicidade de produção da época.

Para os fãs da serie de jogos, fãs de terror psicológico e aqueles que adoram reviravoltas absurdas mas que fazem total sentido sem perder o foco, bem… este filme é um prato cheio. E como não pretendo dar spoiler a vocês, queridos leitores, sugiro que assistam o quanto antes.

Já jogou os clássico remasterizados em HD para PS3? acesse: Silent Hill Collection PS3
Já jogou os classico remasterizados em HD para 360? acesse: Silent Hill Collection XBOX 360

Titulo mais recente para PS3: Downpour
Titulo mais recente para 360: Downpour XBOX 360

É raro de achar. Quer assistir o primeiro e melhor filme da franquia? acesse: Terror em Silent Hill
Recentemente lançado, o segundo filme não fez tanto sucesso, mas vale a pena: Silent Hill Revelações

Abaixo algumas imagens do filme Jacob’s Ladder:

screenshot-lrg-014081screenshot-lrg-03screenshot-lrg-32screenshot-lrg-20 screenshot-lrg-27Jacobs-Ladder-2jacobs-ladder_l jacobs-ladder-3

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário