70% do cinema mudo está perdido para sempre

Mary Pickford

Numa presciência inacreditável a lenda do cinema mudo Mary Pickford pagou na época para que seus filmes fossem preservados e assim mais de 40 de seus filmes foram salvos das casualidades ligadas ao tempo. Em contra partida a Biblioteca do Congresso fez uma pesquisa e descobriu que 70% dos longa metragens mudos gravados nos EUA estão perdidos para sempre.

O estudo cobriu 10.919 filmes, onde apenas 14% ainda existem na sua versão americana original em 35mm. Desses 14%, 5% estão incompletos e 11% estão apenas disponíveis em versões estrangeiras ou em baixa qualidade. Alguns dos fatores que contribuíram para esta perda são a inflamabilidade do nitrato na película e a negligência da própria indústria em ter destruído cópias e negativos.

Entre os filmes perdidos para sempre estão os notáveis London After Midnight (1927), The Patriot (1928); Cleopatra (1917); The Great Gatsby (1926) e todos os quatro filmes de Clara Bow de 1928. Enquanto apenas cinco dos 16 filmes de Silent Rogers sobreviveram e 85% dos faroestes de Tom Mix estão perdidos.

Um banco de dados com os filmes que sobreviveram pode ser encontrado aqui. A ideia do estudo é aumentar a conscientização para que os filmes que possam existir no exterior sejam compartilhados, pois dos mais de 3.300 filmes que sobreviveram, 26% foram encontrados no exterior.

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário