A Manopla do Infinito no Universo Cinematográfico da Marvel

Matéria já atualizada com as informações de Vingadores: Era de Ultron.

A Manopla do Infinito nos quadrinhos é um objeto que reúne as seis Jóias do Infinito, cada uma detentora de um poder.  Espaço, mente, alma, realidade, tempo e poder. Juntas na Manopla do Infinito, o ser que as detiver pode tornar-se onipotente. E é atrás deste “inofensivo” objeto que Thanos está atrás no universo cinematográfico da Marvel.

manopla-thorThanos aparece pela primeira vez nas cenas pós-créditos. Já a Manopla aparece logo no primeiro filme do Thor, e aparentemente com todas as jóias.

O presidente da Marvel Studios revelou recentemente que a Manopla de Thor não é a mesma que Thanos possui. Então ainda tem muita história pra contar.

 

Se você não assistiu ainda os filmes “Capitão América: O Primeiro Vingador”, “Os Vingadores”, “Thor: O Mundo Sombrio”,  “Capitão América 2: O Soldado Invernal” , “Guardiões da Galáxia” e “Vingadores: Era de Ultron”, talvez haja spoilers nos parágrafos a seguir.

Antes de descrever cada joia devemos levar em consideração que com exceção a Joia da Mente, nenhuma joia dos filmes bate com as cores dos quadrinhos.

Joia do Espaço (Tesseract)

A primeira Gema nos apresentada é o Tesseract, a Joia do Espaço, em Capitão América: O Primeiro Vingador e Thor. Nos quadrinhos esta joia dá o poder ao portador de existir em qualquer lugar (ou todos os lugares), mover qualquer objeto para qualquer lugar através do universo e deformar ou rearranjar o espaço. Isso fica claro em Os Vingadores onde Loki usa o Tesseract para abrir um portal entre a Terra e o mundo dos Chitauri, servos de Thanos. Ao final do filme o Tesseract volta para Asgard, após ter caído no mundo humano centenas de anos atrás.

Joia da Realidade (Éter)

A segunda Joia é o Éter de Thor: O Mundo Sombrio. Não explicado ainda, mas a Joia da Realidade pode não só tornar o portador super poderoso como realizar qualquer desejo, desafiando inclusive as leis da física. Lembramos então que nos locais próximos ao Éter, a realidade ficava distorcida, com objetos flutuando e desaparecendo.

Joia da Mente

A terceira Joia, que na verdade deveria ser a segunda, é a Gema da Mente. Em Os Vingadores, Loki surge com um báculo com uma joia azul em seu centro e o usa para controlar a mente dos seres humanos. Nos gibis ela é descrita como “uma joia que permite ao portador aumento infinito da capacidade mental e acessar pensamentos e sonhos de outros seres”. Em Vingadores: Era de Ultron, a orbe do báculo é quebrada e dentro dela está a joia da mente que Ultron tenta usá-la para si, mas acaba indo parar na testa do Visão.

Joia do Poder (Orbe)

Uma das Jóias foi apresentada em Guardiões da Galáxia. Até agora ela é a Joia mais “incontrolável” de todas, o que bateria com a descrição da Gema da Realidade, mas como James Gunn confirmou que a Orbe é a do poder, vamos descartar essa teoria. Nos quadrinhos a joia dá acesso a todo o poder e energia existente, permite multiplicar quase todas as habilidades físicas meta-humanas e torná-lo potencialmente imbatível.

Esta também foi a primeira vez que foi dito o nome “Jóias do Infinito” em qualquer filme da Marvel.

Joia da Alma

Na sala do Colecionador de Thor: O Mundo Sombrio, há um casulo supostamente pertencente a Adam Warlock, um personagem importantíssimo na saga das Gemas do Infinito e portador da Joia da Alma, incrustada nele. Como em Guardiões da Galáxia a sala foi destruída, se a teoria estiver certa, Adam deve ter fugido.

adam-warlock-casulo-quadrinhos-marvel adam warlock

Easter Egg

Em tom de trocadilho da Marvel, a inicial de cada Joia, em inglês, deverá formar o nome THANOS:

  • Tesseract
  • H
  • Aether
  • N
  • Orb
  • Staff

Paradeiro

E quanto ao paradeiro atual delas? O Éter e o Tesseract ficaram em proteção dos Asgardianos ao final de Thor: O Mundo Sombrio, porém nas cenas pós-créditos vemos Lady Sif entregando o Éter ao Colecionador, pois é “muito perigoso deixar as duas no mesmo local”. E então descobrimos que o Colecionador é outro pau mandado de Thanos quando ele diz: “Uma já foi. Agora faltam cinco”.

Com a cena pós-créditos de Capitão América 2: O Soldado Invernal, descobrimos que a Joia da Mente está com Barão Strucker, mas ela vai para na testa do androide Visão em Vingadores: Era de Ultron.

Em Guardiões da Galáxia, a Joia do Poder está em poder da Nova, uma espécie de “polícia espacial”.

Se você é fã da franquia Marvel, seja quadrinhos ou cinema, e achou alguma inconsistência no nosso texto, deixe seu comentário.

Deixe seu comentário:

13 COMENTÁRIOS

    • Felipe, o presidente da Marvel, Kevin Feige, falou numa reunião essa semana:
      “Não sei ao certo quando divulgaremos isso exatamente, mas o Tesseract é a Gema do Espaço”

      O universo do cinema não é o mesmo dos quadrinhos. Eles podem deitar e rolar =P

    • Isso já foi discutido, o Tesseract nunca foi chamado de cubo cosmico em nenhum momento, e o presidente da Marvel confirmou que é a gema do espaço e no próprio filme do Thor é dito isso tb

    • – So q… o Orb Quando O Colecionador Abriu, Tinha Uma Gema Dentro… O Orb aparece em Os Guardioes Da Galaxia… Entao Acredito Q Essa Gema Pode Estar No Centro Do Tesseract Igual O Do ORB…

  1. é extremamente importante um fã começar a entender que no cinema é uma coisa, e nos quadrinhos é outra….. ou seja, tem de parar de reclamar desse negocio de fidelidade filmes é um outro tipo de midia.

  2. O texto de vocês está ótimo!!!
    A única incoerência é a incompetência da Marvel studios, que contrata pessoas que nem tocam nas hqs para dirigir/produzir/roteirizar seus filmes…
    Mas deu pra ver que o artigo aqui pegou os pontos chave e teve um desenrolar nota 10!!!

  3. PS: os fãs sustentaram a porcaria da franquia por mais de 50 anos então acho que eles merecem toda credibilidade!!! Já que sem fãs não haveria filme!!!
    Então antes de dizer”ah é outro tipo de mídia”, fundamentem melhor sua teoria, seus posers toscos, vão assistir seus filminhos porcaria a la Velozes e furiosos, vão…seus ridiculos babacas convencidos que não intendem nada sobre cultura e querem dar de dedo em quem manja

  4. Imperador você tem que entender que se eles fizerem filmes para agradarem somente os fãs de HQ chamais conseguiriam fazer os filmes com a qualidade que estão fazendo pois não teriam as bilheterias que eles tem hoje, eu não sou um expert no universo MARVEL mas pelo que conheço das HQs acho que eles estão fazendo um excelente trabalho em seus filmes.

  5. Só tem uma coisa que não entendi até hoje, se a Manopla do Infinito aparece com todas as gemas em Thor 1, qual o sentido do Thanos sair buscando pelas gemas, se as mesmas já estão na Manopla?

    • As minhas teorias são:
      1 – A Manopla não estava completa, apenas parecia.
      2 – As gemas se perderam da Manopla
      3 – Os poderes das gemas estão em outros objetos e precisam ser transferidos para ela
      4 – Alguém errou ao colocar aquela imagem da Manopla com todas as gemas :v

Deixe um comentário