Por Onde Andas, Scott Bakula?

O ator Scott Bakula pertence a uma safra recente de atores versáteis, que são capazes de interpretar personagens diversos e mercantes, mas não ficam marcados por nenhum deles. Scott foi o Dr. Sam Beckett na série Contratempos (Quantum Leap) e o primeiro capitão da Enterprise, Jonathan Archer, na série Enterprise (2001/05) da franquia Jornada nas Estrelas.
scott-bakula1Scott Stewart Bakula nasceu no Missouri (EUA) em 1954 e veio de uma família musical. No colégio, montou uma banda de rock com canções escritas por ele. Estudou direito em Kansas e trabalhou muito tempo na Orquestra Sinfônica de St. Louis, no Missouri.
Foi numa das excursões da orquestra em Nova York, em 1976, que Bakula participou de uma audição para um papel na peça Shenandoah, que acabou ficando em cartaz na Broadway muitos meses.
Em 1986, os estúdios Disney procuravam uma cara nova para estrelar uma nova série de ficção científica para a tevê e acabaram por escolher Bakula para o papel principal. Mas, a série, intitulada I-Man, não foi aprovada e teve apenas seu episódio-piloto produzido e exibido como um filme na tevê e lançado em VHS (no Brasil, o piloto foi exibido pelo SBT e o vídeo VHS também chegou a ser lançado).
De uma forma ou de outra, o filme acabou sendo sua estreia de Bakula na televisão. Após, o ator faria muitas participações na telinha, até que surgiu a oportunidade de interpretar o Dr. Sam Beckett na série Contratempos, de 1989 a 1993. Além de atuar em Contratempos, Bakula também cantou várias músicas na série, que entraram na trilha da série, lançada em CD. Bakula também expandiu seus horizontes no ramo da direção, pelo que ficou responsável em alguns episódios da série.
Com o fim de Contratempos, em 1993, o ator alternou seus trabalhos entre ator de seriados, produtor e diretor de tevê.
Em 2001, uma nova série da franquia Jornada nas Estrelas estava para ser lançada. Os produtores executivos da Paramount Studios trabalharam com Scott no Universal, o estúdio que produziu Contratempos, e o convidaram para o papel principal, o primeiro capitão da Enterprise, Jonathan Archer. A série Enterprise durou quatro temporadas e, após o término, Bakula voltou a produzir e atuar em séries de tevê.
Há pouco tempo, o ator foi contratado para interpretar um personagem gay na nova série do canal pago americano HBO, chamada Looking, que terá oito episódios e será gravada ainda neste ano.
Looking contará a história de três amigos que moram em São Francisco e exploram as novas opções de diversão que existem para os gays na cidade. Bakula viverá Lynn, um grande empresário e importante figura da cena gay local.
Bakula esteve recentemente em outra produção de temática gay do canal HBO, o telefilme “Behind the Candelabra”, que lhe rendeu uma indicação ao Emmy de Melhor Ator Coadjuvante.

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário